Faz um tempo considerável que todas as sextas feiras o blog Noite Sinistra trás aos amigos e amigas um texto falando de alguma tragédia ou crime violento. Hoje falaremos de uma chacina que aconteceu no Brasil, mas bem que poderia ser o roteiro de um filme de terror dos anos 80, onde um assassino ataca um grupo de pessoas em um lugar remoto. Venha comigo conhecer um pouco mais da Chacina de Doverlândia, no interior do estado de Goiás.
O dia 28 de abril de 2012 ficou marcado por colocar a pequena cidade de Doverlândia, no sudoeste de Goiás, a cerca de 400 Km de Goiânia, nas páginas policiais graças a um terrível massacre. Já era noite quando os policiais da cidade receberam o pedido de socorro vindo da fazenda de Lázaro Oliveira Costa de 57 anos de idade. Lázaro era figura muito conhecida em toda a região. Ao atender o chamado, os policiais encontraram na fazenda Nossa Senhora Aparecida, que fica a 43 quilômetros da cede da cidade goiana, um cenário digno de filme de terror.
No local foram encontrados 7 pessoas mortas, todas degoladas. Os corpos de cinco das vítimas foram encontrados espalhados pela fazenda, e mais dois corpos foram encontrados dentro da casa sede.
![]() |
Fonte: O Aprendiz Verde |
![]() |
Fonte: O Aprendiz Verde |
![]() |
Corpos de Lázaro de Oliveira Costa e Leopoldo Rocha Costa (Fonte: O Aprendiz Verde) |
![]() |
Lázaro de Oliveira Costa e seu filho, Leopoldo Rocha Costa |
A única testemunha é o filho de 14 anos do vaqueiro Heli da Silva, que também foi morto na chacina. Ele seguia com Adriano e Heli para a casa de Lázaro quando retornou para separar dois cavalos que estavam brigando.
Quando separava os cavalos, o adolescente ouviu gritos e foi até a casa do cunhado de Lázaro, que mora perto da fazenda. De volta a sede da propriedade, eles viram os corpos de Lázaro e Leopoldo pela basculante do banheiro e avisaram à polícia por volta das 21h30. Joaquim, Miracy, Tames, Adriano e Heli foram encontrados às 5 horas da manhã do dia seguinte.
Suspeito do crime
O principal suspeito do crime era um jovem de 22 anos, Aparecido de Sousa Alves. Aparecido Souza Alves falou sobre a chacina em uma entrevista à TV Anhanguera na ocasião do crime. Ele confirmou ter matado sete pessoas para pegar um dinheiro que estaria na propriedade: "No momento, só pensei no dinheiro. Fui totalmente estúpido".
Queda do helicóptero
O trabalho para reconstituir a chacina mobilizou uma verdadeira força-tarefa. Delegados e agentes de Goiânia foram ao município para ajudar no trabalho da perícia, mas a tragédia que já havia ganhado grande repercussão ficou ainda maior. No dia 8 de maio de 2012, após a reconstituição, o helicóptero da Polícia Civil caiu em uma fazenda na cidade de Piranhas, quando retornava para Goiânia. Cinco delegados, dois peritos e o suspeito do crime morreram na queda.
![]() |
Aparecido de Sousa Alves entrando no helicóptero pouco antes do mesmo cair |
Uma premonição macabra
A reconstituição do crime ocorreu sem maiores problemas, até porque o suspeito da chacina já havia confessado o crime e estava cooperando com as investigações da polícia. Ao irem embora, o Delegado Antônio Gonçalves Pereira chegou a brincar com uma repórter:
“Hoje você vai fazer uma segunda matéria, porque esse helicóptero vai cair. Essa vai ser a manchete.”
Nenhum dos 8 ocupantes do helicóptero sobreviveu a queda. O único corpo identificado sem a necessidade de análises de DNA, foi o do delegado Vinícius Batista da Silva que, possivelmente, foi arremessado para fora do helicóptero quando este entrou em parafuso e caiu.
Conclusão do inquérito
Em janeiro de 2013, a polícia concluiu o inquérito que investigava as causas da chacina. Para a polícia, o assassino confesso do crime agiu sozinho.
De acordo com o inquérito, o que motivou os assassinatos foi uma tentativa de assalto na Fazenda Nossa Senhora Aparecida: “Nós finalizamos a investigação e constatamos que suspeito cometeu o crime sozinho, ou seja, não houve a participação de outras pessoas no crime. Apesar da complexidade do caso, a polícia se dedicou para que a resolução saísse da melhor forma possível”, esclarece o delegado de Iporá responsável por conduzir as investigações, Ronaldo Pinto Leite.
Quando amanhecer, você já será um de nós...
Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...



